segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Universidade Federal do Amapá
Curso: Mídias na educação
Tutora: Raimunda Kelly
Cursista: Marlene do Socorro Rosário Sousa
Tema: A contribuição da rádio educativa na aprendizagem através da informação e comunicação.
Introdução
“A comunicação como processo de interação humana, é o fundamento do processo educativo” A rádio na escola. Zeneida Alves de Assumpção, pág. 1.
Neste sentido percebe-se a importância da rádio educativa no ambiente escolar, na contribuição de informações educativas que objetivam envolver os atores em processo de aprendizagem com conteúdos que fazem parte de seu cotidiano.
O processo educacional envolve no seu ambiente um universo de possibilidades para o desenvolvimento de atividades, que venham proporcionar condições de aprendizagem com dinamismo, informações e o uso das tecnologias como ferramenta educativa.
Proporcionando a comunicação e a interatividade no ambiente escolar, pois a utilização de mídias está presente no dia-a-dia dos alunos, portanto “A escola não pode desconsiderar ou negar a presença das mídias no cotidiano dos alunos” Zeneida Alves de Assumpção, pág.: 2.
Assim é notável o seu uso dentro e fora do ambiente escolar. É necessário que este universo abra espaço para os projetos voltados para a manifestação e expressão dos alunos. Criando condições para construção de saberes interligados pelas informações contidas no ambiente escolar e interagindo com as diversas teias que compõem o universo educativo.

Pois “o rádio vem se convertendo num ativo recurso tecnológico, capaz de resgatar e valorizar a voz dos membros da comunidade e suas formas de articular o pensamento e expressar emoções, independentemente das condições sociais, econômicas e culturais dos sujeitos (professores, jovens aprendizes, agentes culturais etc.) envolvidos nos processos de formação.” In Módulo Introdutório – Integração de Mídias na Educação mídia Rádio

Sendo assim, a escola é o espaço e o cenário para propagar e desenvolver atividades educativas voltadas para a divulgação e uso dessa ferramenta midiática.



Problematização:
 Qual a contribuição da rádio educativa no processo ensino aprendizagem?
 A Escola reconhece a rádio educativa como ferramenta de aprendizagem?
 A rádio educativa promove a interação e comunicação entre a comunidade escolar?
Objetivos:
Geral:
• Proporcionar no ambiente escolar, atividades de interação e aprendizagem com o uso da rádio como recurso tecnológico e pedagógico.
Específicos:
• Analisar a importância da rádio no processo educativo e sua contribuição na aprendizagem.
• Promover o resgate e valorização da comunicação através do processo radiofônico escolar.
• Reconhecer que a rádio é uma ferramenta midiática presente no cotidiano escolar que integra saberes.
Justificativa:
A contribuição da comunicação radiofônica para a educação tem como suporte histórico a presença das primeiras experiências que se reportam em meados aos anos 1925 a 1930 onde surge a proposta de transmitir conhecimentos através da rádio educativa, pois “Naquela época já se percebia o potencial educativo do rádio como forma de propagar o saber, graças ao seu alcance, visando à melhoria da educação, diante do grande índice de analfabetismo da época”. In Módulo Introdutório – Integração de Mídias na Educação mídia Rádio.
Percebe-se a importância desta ferramenta como contribuição para a aprendizagem onde não havia acesso para a população menos favorecida, e sua expansão como suporte educativo para superar desafios encontrados nos aspectos sócio-econômicos e espaciais.
Assim, o uso da rádio educativa vem construindo espaço dentro do ambiente escolar, motivando os atores envolvidos no processo educacional através de projetos que estimulam a criação de programas juvenis, interagindo com o público estudantil.
“A escola da contemporaneidade deixou de ser um local exclusivo do saber. Hoje nos deparamos com diversos saberes, difundidos pelas novas tecnologias de comunicação que invadem nosso cotidiano” Zeneida Alves de Assumpção, pág. 3
E neste cenário da difusão das mídias, a escola encontra-se inserida de maneira informal ou formal quando seus freqüentadores utilizam os diversos meios tecnológicos, entre eles a rádio como espaço de interatividade.




Fundamentação teórica:
Segundo Zeneida Assumpção: ”Os meios de comunicação podem possibilitar ao aluno, compartilhar democraticamente com os outros colegas o saber elaborado e novos conhecimentos” pág. 3
Ao compartilhar os saberes entre a comunidade escolar, busca-se proporcionar para estes um leque de oportunidades para desenvolver e construir conhecimentos voltados para área radiofônica que possibilite a integração, democratização, interesses em comum por parte dos envolvidos, tornando-se atuantes e criativos neste processo de construção de saberes.
Historicamente, os meios de comunicação vêm sendo implantados como possibilidades de aprendizagem, entrando no espaço escolar como desafios a serem superados e aceitos como uma linguagem produzida pelos \alunos e professores que “mergulham” nas inovações, buscam formação e informações para que aconteça a interação, integração e construção participativa dos alunos, pois estes são o foco de todo trabalho dentro a esfera escolar.
Para Moran: “Na integração de mídias, a leitura de palavras, imagens, gráficos, sons, outras mídias e hipermídias evidenciam-se como um elemento fundamental ao desenvolvimento do aluno-cidadão e à sua inclusão social. Para enfrentar esse contexto os professores devem promover o diálogo do aluno com o mundo e com todos os tipos de mensagem com as quais convive. Tudo isso pressupõe estabelecer inter-relações entre imagem, leitura e escrita; despertar o olhar do aluno para a cultura, as artes e o pensar. Integração de Mídias na Educação
Sabemos que a inclusão é uma discussão que vem acontecendo dentro dos espaços escolares e sua importância para o processo educacional, e a contribuição da rádio como ferramenta de comunicação enquadra-se neste perfil e cenário de inclusão que vem proporcionar aos atores uma proposta de atividade dinâmica e que envolve as mídias, e que promove a inclusão social, produtividade e criatividade de nossos alunos.


Hipótese:
A contribuição da rádio comunicação é notável nos ambientes escolares, e seu processo de organização perpassa por formações de grupos de trabalho, pesquisas, conhecimento teórico envolvendo alunos e monitores, dando condições para que os envolvidos possam realizar as ações propostas pelos projetos. E socializar seus conhecimentos através da interação e comunicação. E verificar a possibilidade de inserção e construção de conhecimentos a partir do uso pedagógico da rádio educativa.



Metodologia:
O desenvolvimento das etapas serão executados nas seguintes fases:
 Pesquisa sobre fontes e autores para a fundamentação teórica do projeto proposto.
 Levantamento e diagnóstico da realidade da escola em relação ao uso das mídias com os alunos e professores.
 Detalhamento das ações a partir do levantamento e busca de parceiros que desenvolvem atividades afins.
 Palestras com profissionais da área de rádio-jornalismo e tecnologia da informação e comunicação.
 Socialização das atividades na escola.
 Avaliação do projeto.

CRONOGRAMA
Etapas de atividades Ago Set Out Nov Dez
Pesquisa bibliográfica X
Levantamento e diagnóstico da realidade da escola X
Análise de dados X
Elaboração do trabalho X
Detalhamento das ações X
Palestras com profissionais da área de rádio-jornalismo e tecnologia da informação e comunicação.
X
Socialização das atividades na escola.
X
Avaliação do projeto.
X
REFERÊNCIAS:
Br.answers. yahoo.com ›... › Educação e Referência › Nível Superior
http://www.google.com.br/#sclient=psy-ab&hl=pt-BR&site=&source=hp&q=o+que+é+fundamentação+teorica+de+um+projeto
José Manuel Moran in Módulo Introdutório - Integração de Mídias na Educação ETAPA 4 Mídias na educação SEED/MEC
Módulo Introdutório - Integração de Mídias na Educação. ETAPA 3
Módulo Básico da Mídia Rádio. Mídias na educação SEED/MEC
Portal do professor. mec.com. br/ Módulo Avançado 2 Serviços de Radiodifusão”
Silvio da Costa. Educação e comunicação. Mídia-educação no contexto escolar: Mapeamento crítico nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis. UFSC. GT 16. Agência financiadora CNPq
Zeneida Alves de Assumpção. A rádio na escola: Uma prática educativa eficaz. Departamento de comunicação Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário